Infiltração residencial: causas e consequências

infiltração residencial casa predio parede causas e consequencias

Infiltrações não escolhem lugar nem hora para surgirem, embora apareçam com mais frequência nos ambientes por onde a tubulação das instalações hidráulicas passa. Podem ocorrer principalmente nas paredes e pisos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens de prédios, etc.

Quando há infiltração, significa que a água da chuva ou do encanamento está percorrendo caminhos ou desvios indevidos, causados por rachaduras, fissuras, trincas, má vedação ou impermeabilização deficiente.

Esses problemas poderão aparecer nas paredes, tetos e canos, que logo ficarão cobertos por manchas permanentes de umidade, mofo e fungos. Se as causas das infiltrações não forem identificadas e resolvidas com rapidez, a dor de cabeça poderá ser muito grande.

Clique aqui para fazer orçamento de Impermeabilização

ou

Clique aqui para fazer orçamento de mão de obra

Causas

Normalmente, trincas, fissuras ou rachaduras nos ambientes e no encanamento podem ocorrer por duas razões:

  • Falhas na execução do projeto do imóvel (material de construção com qualidade inferior, imperícia dos empregados, etc.);
  • Deterioração dos materiais e componentes, que pode ocorrer por causas naturais ou por ação humana.

No primeiro caso (falhas na execução), se houver uma impermeabilização deficiente de lajes, paredes e pisos antes da colocação dos revestimentos, instalação incorreta ou má vedação de portas e janelas, a água da chuva acabará passando pelos caminhos que encontrar. Por outro lado, haverá vazamentos de água, se tubos e conexões tiverem sido mal instalados.

 Os sinais mais evidentes de infiltrações, como já dissemos, são as manchas. Além desses sinais, também poderão ocorrer corrosão de armadura da laje, deslocamento de rebocos, esfacelamento da pintura, etc.

Eliminando a infiltração

Identificadas a(s) causa(s) da infiltração, é preciso agir para eliminá-la. Problemas de impermeabilização em lajes, por exemplo, muitas vezes exigem que a manta asfáltica antiga e o revestimento superior sejam substituídos, podendo-se assim fazer uma nova impermeabilização. Neste caso, recomenda-se a chamada impermeabilização flexível, pois esta, ao contrário da rígida, pode acompanhar os movimentos de dilatação ou retração da laje devido às mudanças de temperatura.

Se forem verificadas infiltrações no piso ou nas paredes, pode ser que haja a necessidade de quebrar a base das paredes até a fundação, aplicando-se produtos impermeabilizantes em seguida. Nessas horas, o parecer de um especialista será fundamental.

Se os canos forem a causa da infiltração, será preciso visualizar o local afetado, para uma avaliação precisa. O vazamento pode estar na junção ou no próprio corpo dos canos (fissuras, buracos, etc.). Portanto, o mais recomendável é quebrar a parede no local onde pode estar  ocorrendo o vazamento e verificar a necessidade de trocar a(s) peça(s).

Se você tem Empresa ou é um profissional de obras e reformas e deseja responder os pedidos recebidos em nosso site acesse o link abaixo e cadastre-se.

cadastrar empresa

Deixe uma resposta