ESQUADRIAS principais tipos e funções

esquadrias tipos modelos funcoes aluminio madeira

A palavra esquadria se refere à moldura das diversas aberturas (ou vãos) de uma edificação, como janelas, portas, portões, etc. Com o tempo passou a designar também as folhas  e batentes dessas aberturas. Portanto, no âmbito da construção, esquadria é o termo genérico para portas e janelas de qualquer tipo.

Sua função principal é, além de vedar, fechar os vãos de residências e prédios. Como funções acessórias das esquadrias, mas não menos importantes, estão a ventilação e a iluminação de ambientes quando são abertas.  

As esquadrias, devido a sua grande variedade de tipos, formas e materiais, também podem ser um elemento importante na composição ou decoração de ambientes.

Clique aqui para fazer orçamento de esquadrias com Vidraçarias

ou

Clique aqui para fazer orçamento de esquadrias com Madeireiras

Qualidade em primeiro lugar

Em termos de qualidade, a estrutura, os componentes e o material da esquadria devem ser resistentes às intempéries (chuva, calor e frio intensos) e às vibrações (em níveis aceitáveis) da estrutura  da edificação. Quanto mais resistente a esquadria se mostrar à influência desses agentes deformadores e deteriorantes, mais prolongada será sua vida útil.  

É evidente que um dos fatores decisivos para a qualidade e, portanto, para o nível de durabilidade da esquadria, é o material com o qual ela será fabricada. Entretanto, outros aspectos também devem ser observados na hora da escolha, como por exemplo, a facilidade e a segurança no uso diário, o índice de isolamento térmico e acústico, a durabilidade dos componentes e acessórios, o aspecto estético, entre outros.

Materiais

Os materiais mais utilizados no mercado são a madeira, o alumínio e o PVC. As principais vantagens da MADEIRA são a reconhecida durabilidade, a beleza, a maleabilidade e as inúmeras possibilidades de acabamentos e combinações com outros materiais. Recomenda-se que a madeira passe por um tratamento antipragas.

Dentre as madeiras, a itaúba e o jatobá são muito utilizados na construção de portas e janelas.

Para a instalação de esquadrias de madeira, é importante que  1) a alvenaria das paredes esteja concluída, 2) os vãos estejam com as faces planas e aprumadas para recebimento dos batentes, 3) o contrapiso pronto e as taliscas posicionadas. 

Atualmente o ALUMÍNIO é utilizado em larga escala para a fabricação de esquadrias. Sendo bastante resistente à corrosão, proporciona grande durabilidade a portas e janelas. Se o alumínio da esquadria passar por uma pintura eletrostática a pó, sua vida útil poderá ser estendida ainda mais.

Além disso, conseguem-se bons resultados acústicos  e térmicos  quando se utiliza o alumínio em portas e janelas.

Para a instalação de esquadrias com esse material, deve-se 1) conferir o nivelamento das travessas com um nível de bolha (a bolha deve ficar entre linhas) , 2) checar o prumo dos montantes (bolha entre linhas) e 3) verificar o alinhamentos dos contramarcos

O PVC têm grandes qualidades quando o assunto é vedação e isolamento térmico. Além disso, sua grande flexibilidade permite uma variedade imensa de acabamentos e modelos exclusivos. 

Uma desvantagem é o custo: esquadrias de PVC são mais caras do que as de madeira e alumínio. No entanto, o gasto com sua  manutenção é pequeno.

Os caixilhos de PVC podem ser instalados 1) por chumbamento  com grapas direto na alvenaria, 2) por fixação com parafusos em vãos acabados e 3) com contramarcos de alumínio.

Se você tem Empresa ou é um profissional de obras e reformas e deseja responder os pedidos gerados pelo nosso sistema acesse o link abaixo e cadastre-se.

botao_cadastro_gratuito

Deixe uma resposta