Elabore corretamente seu currículo

como-fazer-ou-gerar-um-curriculum-online

Antes de tudo, a dica mais importante é: seja breve e objetivo. O currículo é seu cartão de visitas. É através desse importante documento que você terá a chance de dizer quem realmente você é profissionalmente e chamar a atenção das empresas para suas qualidades e seu potencial de trabalho.  

Lembre-se que seu currículo deve estar adequado às características e exigências de cada empresa para a qual você se candidata. Isso quer dizer que só vão interessar as informações que tenham relação com a vaga pretendida.

A primeira coisa que um entrevistador vai observar em relação a um candidato é se seu currículo está bem elaborado. Para tanto, é importante seguir algumas recomendações de especialistas em recursos humanos, que vivem o dia-a-dia das empresas e de seus empregados. 

Clique aqui para fazer/gerar seu curriculo online grátis e com foto.

Dicas gerais

  • Como já dissemos, seu currículo precisa ser breve e objetivo, ou seja, deve mencionar apenas as informações que sejam pertinentes à vaga desejada, mostrando que você tem o perfil exigido pela empresa.
  • Recomenda-se um currículo de no máximo 02 páginas.
  • O que você não deve colocar no currículo:
  1. TÍTULO (curriculum vitae ou currículo);
  2. FOTO (normalmente não se coloca foto, a não ser que o empregador exija);
  3. NÚMERO DE DOCUMENTOS (CPF, RG, etc.);
  4. NOMES DOS PAIS ;
  5. REFERÊNCIAS PESSOAIS (a não ser que sejam exigidas).
  • Caso você esteja se candidatando ao primeiro emprego, dê destaque à sua formação acadêmica. Mencione, se for o caso, trabalhos acadêmicos premiados, monitorias, atividades em empresa júnior, centro acadêmico, etc. Não se esqueça de relatar conhecimentos em idiomas e/ou em informática.
  • Tenha muito cuidado com os erros de português. Seu currículo poderá ser descartado se forem encontrados deslizes de ortografia, colocação de palavras, emprego de verbos, etc. Faça uma boa revisão antes de entregá-lo para análise.
  • Ao redigir o texto do currículo, utilize fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN, tamanho 12.

Redigindo o currículo

  1. DADOS PESSOAIS: Devem vir no início do currículo, com nome completo, idade e estado civil. Inclua números de telefone e e-mail (crie um e-mail profissional, sem diminutivos ou palavras de baixo calão);
  1. OBJETIVO: Seja conciso, especificando, em uma única frase, o cargo e a área de interesse. Se pretender se candidatar a outras vagas, utilize mais de um currículo com objetivos diferentes;
  1. FORMAÇÃO ACADEMICA: Indique os cursos por ordem de importância (1º Doutorado, 2º Mestrado, 3º Especialização, 4º Graduação), colocando a instituição e os anos de início e de conclusão de cada um. Em relação a cursos técnicos, inclua somente os que tiverem relação com a vaga pretendida.
  1. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Coloque em ordem cronológica decrescente (da mais recente à mais antiga) as empresas em que você trabalhou, informando os períodos de atuação. Em seguida, faça uma descrição resumida (por tópicos) das atividades que você desenvolveu em cada empresa.
  1. IDIOMA(S): Informe o(s) idioma(s) que conhece, indicando seu nível de proficiência (básico, intermediário ou avançado).
  1. INFORMÁTICA: Informe seu nível de conhecimento de programas e ferramentas atualmente utilizados e que possam ser úteis às atividades da empresa.

Observação: é essencial que você seja honesto com relação aos itens 5 e 6, pois a qualquer momento você poderá ser testado pela empresa.  

7. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Cite cursos e/ou treinamentos realizados (só os que têm a ver com a área de interesse), indicando as instituições ou empresas responsáveis.

Deixe uma resposta